terça-feira, 27 de dezembro de 2016

CARTA ABERTA AO PREFEITO ELEITO DE PINDAMONHANGABA, DR. ISAEL DOMINGUES

Carta aberta ao novo prefeito de Pindamonhangaba
(Quem quiser, pode assinar junto. É uma carta aberta)



Senhor Isael Domingues:

Inicialmente, o cumprimento pela posse, em 01 de janeiro de 2017, com os mais sinceros votos de gestão de pleno sucesso e bons resultados.

Sem lhe faltar com o respeito como futura autoridade e como cidadão, permita-me expor alguns pontos os quais considero interessantes, sob meu foco pessoal.

Durante sua campanha, seu objeto principal foi chegar ao topo da tábua de resultados para conquistar o direito de ser o gestor do nosso município.

Isso ficou claro em cada linha de seu discurso e de seus parceiros de caminhão e caminhada, inclusive sob as bênçãos políticas do deputado Padre Afonso, cujo partido apoiava seu frontal adversário.

Considero não ser necessário, de sua parte, afirmar ter recebido uma Prefeitura em frangalhos financeiros ou administrativos. Clara está a não obrigação pessoal do atual gestor em lhe dar tudo “na bandeja”. Uma questão de escolha ética, talvez até como “troco” pela derrota sofrida.

Simplesmente por se tratar de objeto de disputa, o cargo, não houve nenhum condicionamento, de sua parte – e nem poderia haver – sobre estar ou não de acordo com o que lhe seria deixado como “herança” para depois aceitar, ou não, a principal cadeira do Executivo. O senhor deve ter calculado o risco de ser gestor do município da forma como o encargo lhe fosse passado.

Faço público o meu desejo de ver sua administração (e do staff completo) verdadeiramente transparente, com as luzes da verdade e da comunicação inteligente, clara, bem formatada, desarmada e desprovida de engabelamentos e favorecimentos.

Não confundir com administração translúcida, a qual apenas deixa vazar parte da informação, quando isto se faz conveniente. Um pecado comum a muitos gestores.
Em tempo: vazamentos são recursos muito comuns na promoção do desvio da atenção ou da não necessidade de cumprimento de promessas...

Um bem montado serviço de comunicação é essencial para qualquer gestor.
Conforme o desempenho, pode ser altar ou cadafalso.

Não coloque paredes rodeando sua pessoa e seu gabinete. Isto mesmo: paredes formadas a partir de postos de assessoria, os quais são capazes de blindar de tal maneira um líder apenas para não incomodá-lo com a verdadeira demanda de soluções por parte da população.

Seja um prefeito capaz de administrar com as portas abertas.

Portas do gabinete, do coração e da amplitude de conhecimento sobre todos os atos e decisões de sua administração. Isto não é centralizar, mas, sim, não perder a visão da gestão consciente, séria, coerente.

Afinal, o senhor, doutor Isael, é o principal responsável pelo sucesso de sua própria gestão. Ninguém mais poderá assumir toda a responsabilidade pelos resultados alcançados positiva ou negativamente.

Em falando de resultados, vamos a uma breve análise, para o melhor entendimento a respeito destas minhas considerações.

Vejamos os números das eleições:

Total de pessoas não presentes às urnas: 24.132
Votos nulos............................................ 7.550
Votos em branco.................................... 4.324
Total....................................................... 36.006

Sua candidatura obteve exatos............... 34.589
O senhor obteve menos votos, comparando com os ausentes ou não validados.

Por outro lado, quem não votou em sua proposta de trabalho e preferiu
Vito Ardito................................................ 30.455
Myriam Alkmin......................................... 4.619
Somando os dois candidatos..................35.074.

Nesta configuração, o senhor também teria perdido a eleição. A projeção ficaria mais favorável ao principal adversário se juntássemos os votos de Luis Rosas e Wilton Moreno. O total seria de 39.642 votos.

Abordo este aspecto a partir da especulação por mim apresentada, anteriormente, sobre serem os 3 outros candidatos uma espécie de “recurso” para desviar votos possíveis à sua candidatura mas, na ocasião, ainda sem definição por anular ou serem confirmados em branco.

Sua vitória não se deu, então, pela maioria da opinião a seu favor, mas, sim, por conta da rejeição à administração anterior.

É necessário considerar, ainda, uma não unânime simpatia à sua proposta de governo.

Os votos aos candidatos alternativos são, salvo engano, a comprovação da não simpatia a nenhum dos dois principais contendores, manifestação autêntica do direito de escolha.

A então promessa de mudança, a adoção de rumo novo, com visão administrativa moderna e valorizada pela presença de profissionais técnicos em seus postos de extrema exposição pública e com necessidade de acertos precisa, mais do que nunca, ser cumprida e comprovada perante a opinião popular e demonstrada, inclusive, aos até então adversários e, agora, cidadãos sob sua gestão e esperançosos na consecução de resultados capazes de satisfazerem até mesmo o mais incrédulo político de oposição.

Administrar um municípo é como ter o controle de uma enorme família. Saber e entender as necessidades, buscar solucionar problemas e conflitos com gerenciamento inteligente e de pulso firme, não permitindo abusos ou desobediências.

É ter orgulho de dizer, pública e solenemente, ser esta cidade a sua mais nova e preciosa família.
É dar exemplo de pai, para ter orgulho dos resultados de seus filhos.

Ser “pai” de uma cidade não exige compactuar com negociatas, fazer concessões suspeitas, ser benévolo com uns e permitir punições a outros.
É necessário, apenas, estar em perfeita sintonia com o legal, o correto e o decente.
Respeitar as diferenças e, delas, auferir o equilíbrio do bem gerenciar.
Chega de imoralidade, conchavos, retaliações!

É como nos tempos de menos tecnologia e mais olhos nos olhos: ter filhos em seu redor e saber deles o tempo todo. Lutar pelo sucesso deles e se orgulhar de ter atingido suas metas com o esforço do trabalho honesto, parceiro, sem rabo preso ou comprometimentos excusos.

Ser prefeito é não ter necessidade de esconder a família fora da cidade, mas, isto sim, ter orgulho de a mesma ser reconhecida e admirada.

É ter a tranquilidade de caminhar pelas ruas, viajar nos coletivos dos cidadãos comuns e ter a fronte sempre altiva e contemplada com orgulho pelos seus parceiros de viagem por este tempo de ser mais fiel a um povo, independente da opinião de cada um, mesmo quando manifesto adversário.

Por isso, trocando em miúdos, espero de sua gestão o respeito que Pindamonhangaba merece.

Sabemos que vai precisar enfrentar um leão por dia, mas, um dia – se souber e entender da luta inteligente – os leões nem precisarão ser abatidos, pois servirão como exemplo de conquista pela arte de vencer sem ferir o orgulho, a cidadania, a vida.

Ao sair de casa, todos os dias, durante os próximos quatro anos, leve a certeza de ter escolhido prestar serviços e, não apenas, se servir de um cargo político. Se apresente sempre disposto às dificuldades, cuide para ler os elogios e aceitar as críticas com instrumentos de evoluir.

Trate os Servidores de carreira com a mesma dose de confiança depositada nos seus cargos nomeados. Afinal, aqueles serão indispensáveis ao desempenho destes.

Siga o exemplo do bom dono de restaurante: alimente com recursos e amizade ao cozinheiro e ao garçom. Existe enorme dependência do bom humor deles para o cliente estar e se sentir sempre satisfeito.

Demonstre otimismo, alegria, confiança. Não manifeste felicidade se souber que o povo está triste. É um argumento surrado, tipo filme repetido, e o povo, agora, sabe questionar, exigir respostas. Não se ilude mais...

Quando o abracei e o cumprimentei no dia da vitória, pedi para que fosse o significado do resgate de nossa dignidade e cidadania, não apenas mais um político eleito.

Tenha orgulho de estar, sempre, bem apresentável para representar mais de 160 mil cidadãos de Pindamonhangaba.

Deus, acima de tudo, pelo povo, com o povo e para o povo. Esse é um exercício novo de fazer a verdadeira diferença.

Festa? Desejo que o senhor a faça daqui a quatro anos, no momento de entregar o cargo para alguém capaz de continuar seu trabalho de resgatar nossa Pindamonhangaba.

O senhor tem quatro anos para marcar seu nome na história. Faça dessa oportunidade o melhor momento para todos os dias de sua existência.

É isso.

Respeitosamente,

Marcos Ivan de Carvalho
RG 5.753.302-7
Publicitário, jornalista Mtb 36001.
Orgulhosamente filho adotivo de Pindamonhangaba.

(Quem quiser, pode assinar junto. É uma carta aberta)




PUBLICADO ORIGINALMENTE NO CANAL39

Nenhum comentário:

Postar um comentário