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sexta-feira, 8 de março de 2013

LENDO OS DOIS LADOS DE UM QUASE EVENTO


Lado de lá:

"Nota de Cancelamento – Show de Pindamonhangaba

Prezados, informamos que devido a falta de pagamento do cachê mínimo na data previamente acordada via contrato pela produção local. Foi inviabilizado o show de Pindamonhangaba para esse momento.
Pedimos para as pessoas que já compraram os seus ingressos, que entrem em contato com a produção local ou com o Clube Ferroviários nos telefones (12) 7811-1827 e 2126 – 4444
Obrigado".

(Nota no site oficial de O Teatro Mágico)

Lado de cá:

"O Teatro Mágico cancela apresentação


A Diretoria da Ferroviária recebeu nesta semana por email a comunicação da produção do Teatro Mágico informando que não realizará a apresentação no dia 9 de março. Ao tomar conhecimento do fato, o presidente do clube, José Celso Pupio, manifestou sua indignação com o ocorrido: “A Ferroviária não é responsável pela contratação e tampouco a realização do "cancelado" show do Teatro Mágico, porém quero que fiquem sabendo que o clube foi alugado por um empresário, e, mesmo assim estamos indignados com a falta de compromisso "desse" grupo de "artistas" que mesmo enviando para o clube um comunicado oficial que o show cancelado seria adiado e realizado no dia 09 de Março, não assumiram a responsabilidade e não cumpriram o que prometeram”.
Em 15 de fevereiro, a direção do grupo, através da sra Giovanna Koga, RG: 7.820.464-8 enviou mensagem informando: "Senhor Presidente José Celso Pupio, tendo em vista o ocorrido em fevereiro, referente ao cancelamento da apresentação de nosso grupo no Ginásio da Associação Atlética Ferroviária, pelos motivos já expostos e divulgado em nosso site oficial, vimos informar que já firmamos novo contrato com o sr. Wagner de Abreu Magno, para nova apresentação em 09 de março de 2013, às 20h30 e que, sendo assim, está confirmada a presença do espetáculo em Pindamonhangaba, conforme o Contrato de Prestação de Serviços Artísticos”.
Na opinião do Presidente do Clube, o grupo faltou com respeito ao público especialmente àqueles que adquiriram ingresso. “Estão alegando que o empresário não efetuou o pagamento do valor de contrato. Pois, como podem divulgar no seu site oficial a realização antes de receber o pagamento? Parece-me uma desorganização total, e, com muita falta de responsabilidade. Por tudo queremos expressar mais uma vez nossa indignação com esse grupo, que não conhecia, e tive a melhor impressão quando no ano passado assisti a apresentação na Festa da APAE em Pinda. Podem acreditar que se não houver uma recompensa por essa ocorrência, se depender de nós, eles nunca mais virão aqui, pois isso não é próprio de pessoas responsáveis, pois estas sim assumem o risco do negócio, ao contrário do que aconteceu. Celso Pupio Presidente e Marcos Santos Vice Presidente”"
(Publicado no site oficial da A.A. Ferroviária)

Antes, no site oficial do clube, um anúncio:
"A empresa WM Eventos e a Produção Artística de “O Teatro Mágico” confirmou em documento oficial encaminhado à Diretoria do Clube a realização da apresentação para o próximo dia 9 de março, a partir das 19h. Inicialmente, a apresentação estava programada para o dia 2 de fevereiro, porém foi cancelada pela própria produção do espetáculo e empresa promotora do evento, conforme informação oficial no site do Teatro Mágico.


POIS BEM, o que pode ser apurado disso tudo:
01) A Ferroviária, por meio da nota assinada pela Diretoria, alega desorganização na estrutura do grupo Teatro Mágico, visto este ter postado em seu site oficial a data agendada para apresentação em Pinda sem ter recebido nenhum pagamento. Ora, prática comum - e ferramenta de marketing - é a atração contratada postar e atualizar sua agenda. Do contrário, como os admiradores ficariam sabendo da "estrada" dos artistas?
02) Se a Diretoria do clube alega tal fato, considerando isso desorganização, por quê anunciou o evento em seu site, sem ter a garantia de pagamento mínimo efetuado, o qual deveria "justificar" a publicidade da agenda?
03) Preciso é, também, atentarmos para o preço dos ingressos, conforme anunciado no site da Ferroviária: "Ingressos
Os ingressos retornaram a venda na Tesouraria da Ferroviária. Com o término do primeiro lote os valores do ingresso passaram para: R$ 30,00 (estudante – obrigatória apresentação carteirinha), R$ 35,00 (valor promocional para quem levar 1 kg de alimento) e R$ 60,00 (ingresso inteiro). Informações com Wagner Magno 7811-1827".
Na atual conjuntura, considerando-se uma família de 4 pessoas, 2 adultos e duas crianças, o mínimo de investimento para assistirem ao show seria de R$ 130, caso as duas crianças fossem estudantes e os adultos contribuíssem com 1kg de alimento cada um. Com o ingresso inteiro, favor acrescentar mais R$ 50 ao cálculo, totalizando R$ 180. Quase 25% do valor do salário mínimo no Estado de São Paulo.
04) Considerando que estamos em período de Páscoa, (haja dinheiro!), saídos do período de Carnaval (mais um pouquinho de dinheiro) e com muita gente correndo para saldar os débitos de final de ano (nossa, mais dinheiro!), fatalmente o evento seria abortado. Simplesmente porque os envolvidos apostaram na bilheteria e não em um orçamento prévio, garantido com dinheiro reservado.
05) Lamentavelmente, esse cancelamento já foi precedido de outros, o que predispõe a opinião pública a se tornar incrédula quanto ao sucesso de outros eventos.
Há muito recomendamos, em críticas anteriores, a  contratação de uma empresa de consultoria especializada em Marketing de Eventos. Por mais bem intencionados que estejam, os atuais diretores do clube têm suas atividades profissionais externas, as quais precisam ser contempladas com prioridade.
A Ferroviária, em toda sua história, tem muitas histórias para contar. Dentre elas, a constante evolução, o ininterrupto crescimento físico e conceitual.
Entretanto, já passou da hora de correr riscos.
Planejar eventos demanda, prioritariamente, conhecimento profundo do perfil de público a ser atingido.
Acima disso, é preciso promover o resgate dos admiradores da Ferroviária, não só se firmando a organização dos eventos no potencial do quadro associativo. Simplesmente por este não representar o foco único dos grandes eventos.
06) Por outro lado, a simples terceirização de eventos não promove a tranquilidade de quem administra a associação. Pelo menos deveria não tranquilizar. A produção própria AINDA É O MELHOR NEGÓCIO, não desconsiderando a criatividade e a honestidade do brother Waguinho Magno, responsável pelo show em tela.
07) Detalhe importante: planejamento de mídia não pode ser visto como despesa. Se isso acontecer, meio caminho andado é para o fracasso. Digo isso de cicatrizes próprias.
08) Com a aproximação das eleições e do aniversário do clube, interessante seria puxar o freio de mão, repensar o agora, sair da página dois e começar a escrever uma belíssima página 3 na história dessa velhota simpática e querida de todos nós. Afinal, as diferenças pessoais precisam ser bem menores do que o desejo de acertos.
09) Não estabeleço, com esse comentário anterior, posição de apoio a nenhuma das supostas chapas candidatas à diretoria do clube. Acredito na possibilidade de melhoras, evitando-se eutanásia administrativa para o Clube da Cidade.




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