sexta-feira, 27 de janeiro de 2012

FESTIVAL DE MARCHINHAS É O ABRE ALAS DO CARNAVAL EM PINDA


COMEÇA, HOJE, A FASE ELIMINATÓRIA do V Festival de Música Carnavalesca de Pindamonhangaba – Marchinhas. Ressuscitado no ano passado, com uma quarta edição, o evento de número cinco foi oficializado pela Prefeitura Municipal de Pindamonhangaba, por meio de projeto de Lei aprovado pela Câmara de Vereadores em sua última sessão ordinária de 2011.

O V FESTIVAL DE MARCHINHAS homenageia o saudoso artesão e carnavalesco Alarico Corrêa Leite, autor de magníficas esculturas em papel de sacos de cimento, cola de trigo e moldadas em barro de olaria. Depois, eram pintadas à mão. Foram as famosas cabeças de bonecões, representando personalidades da época, tais como João do Pulo, Christian Barnard, Ronnie Von, Emerson Fittipaldi e outros.

A FESTA MUSICAL CARNAVALESCA, este ano realizada pelo Departamento de Cultura, dirigido pela especialista em eventos culturais Nilza Mayer, acontece no Largo do Quartel, em palco ali instalado.

COMPROVANDO A IMPORTÂNCIA da integração de talentos e valores, toda a decoração do palco terá motivos florais, em tecido de chita, desenvolvida com a colaboração do pessoal da Arteduvale, organização recentemente contemplada com ajuda de custo pela municipalidade.

ARTDUVALE instalou no palco do evento dois enormes bonecões, os mesmos que abrilhantaram o Festival do ano passado. Um trabalho de seus artesões, o que serve para remeter, ainda mais, à lembrança dos trabalhos realizados pelo senhor Alarico, apesar de serem confeccionados sob técnica diferente, com estrutura de barras de ferro, papel de jornal e tecido, em vez de modelagem em barro.

SERÃO DUAS ELIMINATÓRIAS e um programa final, no domingo, dia 29, com a presença de uma banda de apoio para todos os concorrentes, o que deverá dar uniformidade e brilho às apresentações, independente do desempenho de cada intérprete.

O EMPRESÁRIO WALTER LEME, organizador do evento do ano passado, participa da comissão organizadora deste ano e prestará serviços de sonorização para o Festival., inclusive com a sua banda Wale Som, responsável por acompanhar todos os cantores participantes.

MODESTAMENTE, no ano passado, dei minha contribuição para a realização do evento. Esse ano resolvi ficar de fora, pelo tanto de trabalho que estou desenvolvendo em minha vida profissional. Afinal, o Departamento de Cultura é altamente capacitado para bem organizar eventos em sua praia.

O FESTIVAL É O PONTO DE PARTIDA, O “ESQUENTA” DO CARNAVAL 2012 em Pindamonhangaba. Outros eventos acontecem na já tradicional Avenida do Samba, com o desfile de blocos de camisetas, blocos de enredo e uma escola de samba.

APROVEITO, AQUI, PARA DESTACAR a necessidade de as verdadeiras agremiações carnavalescas da cidade se organizarem para a real fundação de uma Liga das Agremiações Carnavalescas de Pindamonhangaba. Não é mais possível acreditar que todas as agremiações se acomodem, à espera do patrocínio oficial da municipalidade.

O CARNAVAL DE RUA, EM OUTRAS CIDADES, só sobrevive pelo empenho de cada folião, de cada bloco ou escola. O dinheiro público seria, daí sim, um premio à organização, à fidelidade para com o evento e uma retribuição à participação da comunidade nessa maior festa popular brasileira.

ENQUANTO MUITOS FICAREM À ESPERA DE UMA CHUVA DE DINHEIRO, em sua horta particular, nosso Carnaval de Rua permanecerá numa pré UTI. O Poder Público não pode investir tudo, quando é possível muitos fazerem, bem e melhor, a sua parte em defesa das cores de sua agremiação.

LOGICAMENTE, esse empenho só acontecerá se forem, verdadeiramente, carnavalescos e não profissionais motivados apenas pela ajuda oficial. 

Nenhum comentário:

Postar um comentário