quinta-feira, 29 de setembro de 2011

ACESSIBILIDADE, LOBATO E O TREM, CARLINHOS CASÉ E VIOLÊNCIA

FACILITANTO A VIDA - Está disponível, na página do Serviço Federal de Processamento de Dados (Serpro) - empresa pública de Tecnologia da Informação- um programa baseado em software livre que permite a pessoas cegas, ou com baixa visão, terem acesso ao conteúdo exibido na tela do computador. O aplicativo, que pode ser baixado gratuitamente, é dirigido a instituições que atendem esse público e já é usado em centenas de telecentros em todo o País. 
Chamado de Liane TTS (sigla em inglês para text-to-speech), a ferramenta transforma texto em áudio. Ela analisa as palavras morfologicamente e converte caracteres, abreviaturas e exceções fonéticas. 
Para baixar o Liane TTS, acesse aqui.

O DEPUTADO PADRE AFONSO LOBATO, cujo sobrenome lembra célebre literato taubateano, comentou recentemente numa entrevista ao programa Radar Noticioso, apresentado pelo jornalista e vereador Alexandre Vilela (Radio Metropolitana FM), ser mais interessante e prático o funcionamento de um serviço de trens ligando as cidades do Vale do Paraíba, em vez do TAV – Trem de Alta Velocidade. “O TAV é um sonho, enquanto um trem ligando as cidades valeparaibanas viria atender às necessidades de melhor transporte, a um custo mais acessível e com redução de tempo de viagem” destacou o político. Parece que, pelo menos neste caso, surgiu um político com mais sensibilidade e visão das reais expectativas da população. Mesmo porque, o TAV – se concretizado – demandaria alguns anos para sua efetiva atuação, enquanto os trens “de carreira” só precisariam de uma revisão nas atuais vias férreas e a programação de horários, além de reformas em vagões talvez ainda existentes em gares das ferrovias. Em qualquer país da Europa o trem é elemento de integração, como, por exemplo, o TEE – Trans European Express, tema – inclusive, de uma música do grupo tecno alemão Kraftwerke.

TÉCNICA DO SUBTEXTO, recurso utilizado por especialistas em comunicação para “dizer uma coisa falando outra” tem sido utilizada por muitos políticos, na atualidade. Recentemente “pesquei” uma frase do prefeito João Ribeiro. “Moreira César tem realizado muitas coisas boas”. Fala do alcaide para algumas pessoas da imprensa, durante a inauguração da Hortalimento. Ao lado do chefe do Executivo estava Carlinhos Casé (PT), subprefeito de Moreira César. Ribeiro tem sido fotografado constantemente ao lado do mesmo político petista. Com a aproximação das eleições, de repente começa a se formar um novo panorama para a sucessão do cargo maior da cidade. Mesmo porque há a possibilidade de o PT lançar candidatura própria para prefeito. Casé seria o virtual candidato do partido, ocupando o “primeiro lugar na fila da política”?

VIOLÊNCIA ABSURDA, que promove a sensação de insegurança à flor da pele, assola a região do Vale do Paraíba. Os bandidos não têm mais hora para trabalhar. Atacam, descaradamente, em qualquer minuto das 24 horas de cada dia. Enquanto isso, nas esferas do poder, autoridades já devem ter programado o envio de “reforços” (leia-se segurança pessoal), para as cidades turísticas que costumam concentram grande número de ricos e políticos em férias de final de ano. Aos moldes do que acontece quando se dá a temporada de inverno em Campos do Jordão, quando muita gente “de posse” se diverte nos ricos estabelecimentos do topo da montanha sob os olhos, ouvidos e até demais sentidos de policiais civis e militares escalados para o trabalho de guarda-costas. Passado o tempo de férias dos ricos, pobres dos cidadãos comuns...

Nenhum comentário:

Postar um comentário